sopa de ervilha beneficios

Por conter quase o dobro de proteínas da maioria dos vegetais, a ervilha é considerada uma ótima fonte proteica, sendo uma grande aliadas dos vegetarianos e veganos. Barata e fácil de ser encontrada, essa leguminosa é muito versátil e pode ser protagonista ou acompanhamento de pratos quentes ou frios.

Além disso, é considerada um alimento funcional, ou seja, aqueles que, quando acompanhados por hábitos saudáveis, produzem efeitos benéficos à saúde.

ervilha benefícios

Benefícios
A ervilha faz parte da família das leguminosas (grãos que nascem em vagens), assim como a lentilha, a fava, o grão-de-bico, a soja, o amendoim e o feijão. Todos os alimentos dessa família são consideradas alimentos funcionais, pois previnem e ajudam a evitar várias doenças crônicas não transmissíveis, como as cardíacas e diabetes.

"Isso se dá pela quantidade de nutrientes que possui, como vitaminas do complexo B, que equilibram ansiedade e compulsão, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre e vários outros nutrientes e substâncias ativas", diz Karin Honorato, nutricionista da clínica Trinutrix, de Belo Horizonte.

A leguminosa é rica em carboidratos complexos, considerados bons para o nosso organismo, porque liberam lentamente o açúcar no sangue, o que faz com que ele não se transforme em gordura, assim como acontece com os carboidratos simples. Ela também é rica em fibras, que controlam o índice glicêmico do alimento, ou seja, a velocidade com a qual o alimento aumenta a glicose no sangue, e ajuda no bom funcionamento do intestino.

Possuindo 81 calorias a cada 100 gramas, a ervilha tem uma grande concentração de proteínas, sendo uma ótima fonte da substância para vegetarianos e veganos, assim como falamos no início do texto.

Apesar de todos esses "prós", a ervilha pode possuir um "contra" para algumas pessoas: a leptina, que é uma substância que pode causar um certo desconforto gastrointestinal, como gases, inchaços, cólicas, inflamações e alterações intestinais. "É importante a pessoa analisar os sintomas e as reações que todos os alimentos causam para que consiga ver até onde ele é realmente benéfico ou não", indica a profissional.


Receitas
A ervilha pode ser usada em saladas, sopas, preparos quentes e frios, tortas, hambúrguer caseiro e várias outras receitas. Veja algumas opções e mãos na massa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *